Em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar a produtividade das equipes de trabalho é essencial para as empresas que desejam se destacar perante a concorrência. Afinal, os funcionários são algumas das engrenagens mais importantes de um negócio.

Porém, os gestores devem superar dificuldades diárias — como rotinas apertadas, orçamentos limitados e baixo engajamento — para desenvolver um trabalho de otimização junto a seus liderados.

Então, para ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados, apresentaremos ótimas dicas de como aumentar a produtividade da equipe de trabalho. Continue a leitura e confira!

Defina metas claras e alcançáveis

A ideia de que “quanto mais difícil a meta, maior é a motivação do funcionário” é ultrapassada e, claramente, ineficaz.

A definição de metas deve passar por um planejamento sério e bem construído, considerando dados de vários departamentos como marketing, vendas, compras etc. Todas as informações devem ser atualizadas e sincronizadas.

Além disso, o trabalho precisa ser calcado dentro da realidade da empresa. Muitas vezes, a queda de desempenho das equipes está ligada diretamente ao fator motivacional. Logo, estabelecer objetivos alcançáveis é importante para manter o engajamento e o interesse dos colaboradores.

Ofereça treinamento constante

O profissional está em constante aprendizado. Com a ininterrupta evolução tecnológica, atualizações e novas preparações se tornam ainda mais essenciais.

Nesse sentido, é imperativo que você invista em sessões de treinamento e aperfeiçoamento para aumentar a produtividade das equipes. E não basta apenas desenvolver as habilidades técnicas.

Um trabalho de reforço sobre os valores, a missão e a cultura da empresa também deve ser incluído, visando aproximar cada vez mais os funcionários dos objetivos coletivos.

Simplifique processos

Para aumentar a produtividade dos colaboradores, é importante oferecer processos simplificados, que não demandem alta complexidade quando forem iniciados ou finalizados.

Assim, você deve excluir etapas desnecessárias e acabar com “vícios” que só atrapalham a execução das tarefas. Também não vale a pena envolver todo o time em atividades que tomam muito tempo e trazem pouco retorno.

Forneça feedbacks e trabalhe a comunicação direta

Muitos gestores acabam limitando a comunicação com seus liderados, o que dificulta uma interação mais aberta e transparente. Isso é um grande erro e pode impactar diretamente na produtividade.

Uma das maneiras mais inteligentes de reverter essa situação é implementar a cultura do feedback. Com isso, o diálogo bilateral passa a ser uma constante, permitindo que o gestor apresente o seu ponto de vista sobre as atividades desenvolvidas e que os funcionários discutam ideias e opiniões visando a melhoria da rotina.

Um líder jamais deve hesitar em elogiar e parabenizar uma equipe ou funcionário por um trabalho bem feito, mostrando a todos que o reconhecimento é um fator natural na empresa.

Utilize o auxílio da tecnologia

Adotar ferramentas inteligentes é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para aumentar a produtividade dos funcionários. Com a tecnologia correta, é possível criar fluxos de trabalho mais consistentes e efetivos, facilitando e otimizando a rotina de todos.

Assim, as equipes não apenas se motivam por terem alcançado as metas estabelecidas, como também os números gerais da empresa apresentam uma considerável melhora.

Essas foram algumas dicas essenciais e praticáveis para você aumentar a produtividade da sua equipe. É válido reforçar o quanto ferramentas tecnológicas, como um software ERP, contribuem para isso e interferem em outros fatores dentro da empresa. Então, analise as informações e otimize agora mesmo os resultados do seu negócio.

Quer contar com a tecnologia certa para aumentar a produtividade da sua empresa? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.