A gestão de loja de materiais de construção é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Aprenda agora 4 dicas para aplicar hoje mesmo!

A gestão de loja de materiais de construção é um verdadeiro desafio no comércio. Trata-se de um setor com vários itens e equipamentos de custo elevado e com consumidores bastante exigentes. É preciso traçar metas tangíveis, gerenciar times e proporcionar a melhor experiência de compra possível ao cliente. Nesse contexto, uma boa comunicação interna pode contribuir para melhores resultados.

O varejo de construção tem um impacto considerável na economia brasileira. Logo, o gerenciamento desses empreendimentos se torna cada vez mais complexo e detalhado. Com isso, coletar a opinião dos clientes pode trazer insights relevantes e evitar problemas operacionais. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira 4 dicas para tornar a gestão da sua loja de materiais de construção mais eficiente.

O que é a gestão de lojas de materiais de construção? 

Consiste na aplicação das técnicas, procedimentos e estudos da administração de negócios no cenário das lojas de materiais de construção civil. O objetivo é gerir com eficiência os processos internos do varejo sem incorrer em custos e riscos desnecessários. Esse esforço contribui para melhorar a retenção de clientes.

Trata-se de uma demanda mais complexa. Com isso, conhecimentos sobre concorrência de mercado, gestão da informação e automatização de processos podem ser um diferencial da sua loja de materiais de construção. É importante também se atualizar com as novas regras da NF-e 4.0 para entender como essas mudanças afetarão o relacionamento com os consumidores. Veja agora as dicas para otimizar a gestão.

1. Controle de estoques

Um controle de estoques adequado não ocupa os espaços da sua loja com produtos de baixo giro. A ideia é criar um estoque enxuto e de acordo com a real demanda dos clientes. Trata-se de uma adaptação do conceito da administração Just In Time (JIT), em que a produção de um item só ocorrerá se houver pedidos do consumidor. Assim, consegue-se programar melhor as compras e identificar quais itens têm maior saída.

2. Controle financeiro

O controle financeiro é uma atribuição mais detalhada que requer a atenção dos gerentes. É preciso conhecer bem as dinâmicas de cobrança dos boletos, contas a receber, fluxos de caixa e conciliação bancária. Nesse caso, automatizar as rotinas de pagamentos e recebimentos pode evitar burocracias sem prejudicar os controles da loja. Dessa forma, consegue-se entender melhor a saúde financeira do negócio por meio de relatórios de receitas, custos e despesas.

3. Controle de entrada e saída de produtos

Essa dica é um resultado direto do controle de estoques. O objetivo é identificar com mais detalhes quais são os produtos e equipamentos da sua loja de construção com maiores volumes de entrada e saída. Assim, os gerentes conseguirão entender quais itens mais contribuem para a lucratividade das vendas e quais são os mais problemáticos e com baixa receptividade pelos clientes. Desse modo, consegue-se pensar em formas rápidas de reduzir custos de manutenção do estoque.

4. Treinamento das equipes de vendas

Os times de vendas são a parte crítica para os resultados financeiros da sua loja de materiais de construção. Diante disso, é importante treinar esse pessoal regularmente e mantê-los atualizados com as melhores técnicas de apresentação de produtos, atendimento aos clientes e negociação. Esse esforço também permite aos gestores identificar potenciais talentos nas equipes e melhorar a gestão por competências.

Enfim, essas são as 4 dicas para você tornar a gestão da sua loja mais eficiente. Vale lembrar que um cadastro de clientes atualizado pode trazer informações relevantes para os gerentes, como produtos preferidos, taxas de devolução e data da última compra. Dessa forma, ganha-se mais eficiência por otimizar os processos e as rotinas das equipes de vendas.

Muito bem, você agora já conhece as principais dicas para uma gestão de loja de construção mais eficiente. Gostou do artigo? Então, siga a Nortesys no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin e fique por dentro das melhores novidades.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.