O mundo empresarial está cada vez mais competitivo, e todo bom gestor deve atentar para quais modelos de negócio são melhores opções para aumentar a produtividade e qualidade nos seus processos internos.

É nesse momento que a adoção de um software de gestão deve ser considerada, contudo, é preciso entender qual é a melhor opção: uma ferramenta de gestão centralizada ou ferramentas descentralizadas?

Este texto vai apresentar as diferenças entre os dois modelos e quais as vantagens da gestão centralizada. No fim, você será capaz de tomar a melhor decisão para modernizar a sua empresa. Entenda mais a seguir.

Livre-se da gestão descentralizada

Sistemas de gestão descentralizados são comuns em pequenos negócios, que já estão no mercado há um bom tempo e começaram com controles manuais, em uma época em que o uso de computadores não era comum como hoje.

Após o início da era da informatização de processos, muitos softwares foram lançados; contudo, cada um era responsável por uma função específica. Por isso, as empresas tinham uma ferramenta para controle de estoque, outra para vendas e assim por diante.

Esse modelo é um erro, tem caído em desuso e o motivo é simples: não existe confiabilidade nos dados que eles armazenam. A possibilidade de falha humana é enorme, e cada erro se torna um prejuízo. Para tanto, hoje, a maioria dos softwares de gestão atuam de forma centralizada.

Descubra o que é gestão centralizada

Um software de gestão centralizada é aquele que integra perfeitamente todos os departamentos de uma empresa, promovendo a comunicação entre os envolvidos em seus processos internos.

O seu principal benefício é a utilização de uma única base de dados, pois, dessa maneira, a consistência das informações será maior e redundâncias podem ser evitadas com facilidade.

Imagine uma ferramenta que possibilite que o vendedor cheque o estoque, veja em que local o produto está armazenado, realize uma venda, emita uma nota fiscal e avise o setor de compras que é preciso fazer um novo pedido para o fornecedor. Isso é real e mais comum do que se imagina!

Conheça algumas vantagens de ter a gestão centralizada em um único software

Um sistema centralizado só tem vantagens a oferecer, e vamos comprovar essa afirmação nos tópicos a seguir:

Redução de custos e perdas

Com softwares descentralizados, você acaba gastando recursos financeiros com atualizações e licenças diversas. Já com uma ferramenta que centraliza todos os processos, o investimento é reduzido e os resultados, positivos.

A gestão eficiente do estoque reduz perdas de produtos por vencimento de prazo de validade, pois o sistema avisa quando um determinado item precisa de atenção. É nesse momento que fazer uma promoção se torna uma boa ideia, por exemplo.

Maior produtividade dos colaboradores

Sistemas que automatizam processos são vantajosos por reduzir drasticamente o tempo gasto com tarefas maçantes e passíveis de erro. Dessa maneira, seus colaboradores terão maior disponibilidade de tempo para atividades que necessitem de mais atenção.

A produtividade dentro de sua empresa vai aumentar, e todos os envolvidos no processo poderão trabalhar com maior disposição, tranquilidade e segurança.

Ajuda na tomada de decisões

Uma função essencial de qualquer ferramenta de automação comercial são os relatórios analíticos. Eles fornecem informações importantes sobre a saúde da empresa e em que pontos existem gargalos que precisam de atenção.

Com a integração de setores em uma única base de dados, é possível analisar indicadores de desempenho e planejar ações pontuais ou projetos de grande impacto.

Invista em um software ERP robusto

Você já ouviu falar em Enterprise Resource Planning — ou apenas ERP? Esse é o nome dado para toda ferramenta completa de automação comercial com integração modular, que auxilia na gestão de uma empresa de pequeno, médio e até grande porte.

Investir em um ERP é a solução ideal para qualquer negócio, e alguns fatores precisam ser analisados para que você faça isso de maneira segura:

Personalização

Em hipótese alguma adquira os chamados “softwares de prateleira”, aqueles encontrados em lojas de informática e que prometem resolver todos os seus problemas. Eles não são ferramentas específicas para atender suas necessidades.

Invista em uma opção que seja específica para seu negócio e que tenha a possibilidade de ser personalizada para atender a realidade encontrada dentro de sua empresa.

Suporte

Empresas sérias devem oferecer mais do que um software, mas também suporte completo durante todo o processo de implementação — e após ele. É nesse momento que a diferença de qualidade e possibilidade de sucesso fica bem clara, se comparada com os já citados “softwares de prateleira”.

Escolha uma empresa que, além de apenas uma ferramenta, disponibilize atualizações de versões, treinamento de usuários, manuais e, principalmente, canais de atendimento para a resolução de problemas ou dúvidas.

Interface amigável

Antes de fechar contrato com um ERP, verifique se a interface de uso é amigável, se os processos podem ser realizados de maneira fácil e, principalmente, se os relatórios gerados são realmente úteis para seu negócio.

Mesmo que a ferramenta ofereça centenas de recursos, é importante que seu uso seja simples e intuitivo, afinal, os usuários — de modo geral — não serão especialistas em informática.

Idioma

No mundo todo, existem milhares de boas opções, contudo, escolha uma ferramenta que tenha suporte em sua língua nativa. De nada adianta usar um sistema que vai gerar dificuldades aos usuários para fazer uso de todos os seus recursos.

Preço compatível com o que oferece

Por fim, não necessariamente a ferramenta mais barata será a mais acessível, mas sim aquela que se encaixe em sua capacidade de investimento e ofereça os recursos de que sua empresa necessita. Faça orçamentos, converse com os desenvolvedores e solicite uma versão de avaliação. Isso proporcionará maior segurança na aquisição de um ERP.

Apesar de já sabermos a resposta, queremos perguntar: qual modelo acredita que seja o ideal para atender a todas as necessidades de sua empresa? A gestão descentralizada ou a gestão centralizada?

Se sua escolha foi a gestão centralizada, parabéns! Fizemos um bom trabalho no desenvolvimento deste conteúdo e temos certeza de que você está no caminho certo para alavancar de vez seus negócios e se tornar um gestor de sucesso!

Ainda não terminamos, pois temos muito para ensinar e sabemos que você quer aprender, portanto, assine nossa newsletter e receba regularmente conteúdos exclusivos em seu e-mail. Garantimos que os resultados serão satisfatórios!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.