Neste artigo, trazemos as melhores dicas para controlar o prazo de validade de seus produtos e minimizar as perdas de seu supermercado!

Exercer um bom controle de validade dos produtos garante a qualidade da oferta e a rentabilidade da operação, sendo imprescindível ao sucesso dos supermercados. Por isso, os gestores devem estar sempre atentos às estratégias que objetivem assegurar a boa gestão do estoque e o correto escoamento da mercadoria no ponto de venda.

Neste post, vamos mostrar a importância de controlar os prazos de validade e apresentar dicas valiosas para otimizar a organização e administração do seu estoque. Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Qual a importância de fazer o controle de validade dos produtos?

A gestão de um supermercado é bastante desafiadora. Para além das obrigações administrativas, comuns a todas as empresas, a operação do negócio demanda um grande esforço logístico e estratégico.

De forma a tornar a operação mais inteligente e eficaz, os gestores precisam se preocupar com uma questão muito sensível: o controle dos prazos de validade dos itens.

Para evitar o desperdício de recursos e fortalecer a lucratividade da empresa, é preciso levar o controle a sério. Do contrário, não apenas a competitividade da operação se torna vulnerável, mas a organização também verá sua perenidade fatalmente comprometida.

No esforço para controlar os prazos e alavancar os processos de gestão, os líderes geralmente se valem de táticas coerentes. Certifique-se de implantar, no cotidiano do seu supermercado, estratégias pragmáticas para potencializar seus resultados.

Como é possível otimizar a gestão de estoques?

Agora que você já está convicto da importância de controlar o prazo de validade dos produtos, chegou a hora de agregar um pouco mais de prática à discussão. Para otimizar a administração de estoques e o consequente escoamento de mercadorias na loja, veja abaixo as principais recomendações.

1. Faça um levantamento inicial detalhado

O primeiro passo é fazer o levantamento inicial do estoque, que consiste em separar e conhecer minuciosamente as mercadorias que estão armazenadas na empresa. Na prática, você deve contabilizar, medir e pesar todos os bens, além de manter o inventário sempre atualizado e organizado.

De modo geral, os itens perecíveis necessitam ser analisados diariamente quanto às suas qualidades, já que os não perecíveis podem ser contados poucas vezes na semana.

Faça esse levantamento sempre antes de abrir o estoque e quando for fechá-lo, pois assim você conseguirá mantê-lo com informações confiáveis e regulares, bem como minimizar desperdícios, ruptura de estoque e desabastecimentos.

2. Programe o abastecimento do estoque

Uma alta quantidade de produtos próximos do prazo de validade geralmente significa que há falhas na reposição de itens, ou seja, a compra de mercadoria excedeu a demanda.

Para evitar esse transtorno, programe o abastecimento de acordo com o período e com a necessidade. Outro fator muito importante é não se deixar seduzir pelas condições comerciais atrativas que são oferecidas pelo fornecedor.

3. Identifique a demanda (padrão e sazonal) de cada produto

Diretamente associada à primeira dica, a identificação de demanda é primordial para a boa gestão de estoques. Afinal, se há um período de vendas baixas para determinado item, não é preciso fazer compras em grandes quantidades do produto, certo?

Para avaliar o panorama de comércio e fechar negócios de maneira mais consciente, é importante analisar o histórico de escoamento e o giro de cada item. A sazonalidade também é fundamental, afinal, sorvetes se saem melhor no verão, por exemplo, e é prudente reduzir a aquisição do produto nas estações frias.

4. Ofereça promoções para itens próximos do vencimento

Em alguns momentos, mesmo adotando táticas eficazes para gerir os estoques, é possível que você se depare com produtos próximos ao vencimento. Nesses casos, aja rápido! Programe promoções atrativas que motivem o escoamento da mercadoria.

Descontos, brindes e condições especiais são algumas das possibilidades para conquistar o consumidor e motivar a compra de determinados itens. O importante é reduzir o desperdício e manter a lucratividade, ainda que com margens menores.

5. Negocie com seus fornecedores

Antes de fechar contratos com os fornecedores, é fundamental estudar suas características, como pontos fortes e fracos. Se não puder contar com seus parceiros, não conseguirá manter o estoque atualizado e controlar os prazos de validade. Algumas qualidades a serem analisadas são:

  • reputação: uma boa avaliação no mercado demonstra que ele consegue satisfazer seus clientes com frequência;
  • comprometimento: é importante que ele não atrase as entregas ou falte com seus compromissos;
  • flexibilidade: é recomendável que ela esteja disposta a debater preços e condições de pagamentos;
  • estabilidade financeira: isso impedirá que os fornecedores sofram queda operacional ou seus serviços encerrem por problemas financeiros;
  • regularização: evita que o negócio tenha problemas por descumprimento da legislação;
  • autoavaliação de desempenho: o fornecedor deve se avaliar constantemente para conseguir manter a qualidade dos produtos e cumprir compromissos;
  • comunicação: é necessário que o fornecedor preste um atendimento ágil, completo e humanizado, bem como que seja mantido um canal de comunicação direto com seu estabelecimento, visto que isso é importante pelo fato de que você precisará entrar em contato com ele para resolver eventuais problemas relacionados às entregas.

6. Estabeleça um programa de diminuição de perdas

Apesar de as perdas serem bastante comuns, elas ainda geram prejuízos ao negócio e devem ser minimizadas. Esse objetivo pode ser atingido com a criação de programas de redução de perdas. Algumas medidas para isso são:

  • utilizar um sistema de gestão que integre os setores com o estoque;
  • receber as mercadorias com cuidado, evitando perdas na reposição do estoque;
  • atentar-se às datas de validade;
  • criar regras para gestão de estoque;
  • criar indicadores-chave de desempenho (KPI) de resultado e controle;
  • fazer o inventário de estoque, que consiste na identificação, classificação e determinação do valor de cada produto armazenado;
  • fazer liquidações sempre que necessário, já que será melhor vender o bem por um preço menor que perdê-lo completamente;
  • designar um colaborador que será responsável por minimizar as perdas.

7. Previna furtos, roubos e desvios

Essa tática é necessária tanto para evitar perdas financeiras como manter o controle de estoque. Uma medida que ajuda nesse sentido é a instalação de câmeras no estoque, o que permite monitorá-lo e fiscalizá-lo.

Um bom sistema de gestão também ajuda nesse sentido ao aprimorar o controle do estoque. Com a tecnologia, você saberá em qual etapa e onde uma determinada mercadoria foi desviada e poderá conversar com o responsável, minimizando as chances de ocorrerem furtos e desvios.

8. Implante a tecnologia de gestão

Para gerenciar melhor todas as táticas acima, há um recurso capaz de potencializar as rotinas administrativas e os resultados do negócio: os sistemas integrados de gestão. Ao contar com um software que simplifica e otimiza operações, os processos relacionados a estoques são positivamente impactados.

Com a tecnologia, é possível acessar relatórios consistentes a respeito do giro de produtos, da sazonalidade de vendas e também das margens de lucro por item (para o caso de promoções específicas).

Ou seja, trata-se de uma ferramenta essencial para uma gestão enxuta e eficaz. E não apenas para controlar o prazo de validade de produtos: os sistemas de gestão permitem a alavancagem integrada de setores e asseguram resultados mais expressivos já no curto prazo.

Quando você faz um bom controle de validade, consegue minimizar as perdas e manter a quantidade ideal de produtos no estoque. Mas, para isso, será necessário modernizar o seu estabelecimento e implementar um sistema de gestão desenvolvido especialmente para seu ramo.

O que achou do nosso conteúdo? Queremos saber sua opinião! Use o espaço abaixo para deixar um comentário no post!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.

Deixe um comentário