Saber identificar a sazonalidade é crucial para garantir o sucesso da sua empresa. Veja o conceito, efeitos e como identificá-lo aqui!

Um bom gestor sempre se preocupa com os gastos do seu negócio, calculando o volume necessário de vendas, de investimentos em marketing, entre outros. Contudo, um dos fatores mais importantes que ele também deve se atentar é a sazonalidade nas empresas, o que pode trazer reflexos tanto positivos como negativos à organização.

Continue lendo este post para entender mais sobre o assunto. Aqui, explicamos o que é a sazonalidade, como ela funciona, quais são os seus efeitos nas empresas e como um sistema de gestão auxilia a identificá-la. Confira!

O que é e como funciona a sazonalidade em uma empresa?

No mundo corporativo, a sazonalidade se refere a um período, estação ou época na qual a demanda sofre flutuações ou oscilações. São ciclos anuais de procura por serviços ou produtos, ou seja, elas ocorrem em determinadas épocas do ano e são inevitáveis.

Muitas vezes, as sazonalidades estão ligadas às datas comemorativas, como o Natal ou Carnaval, já que os cidadãos brasileiros costumam comemorar os feriados — comprando presentes ou fazendo viagens — nesses períodos.

Também, é possível que elas se liguem às estações do ano, como inverno e verão — desde que as mudanças climáticas sejam intensas na região — ou acontecimentos marcantes, como campeonatos esportivos ou shows na região.

Quais são os efeitos da sazonalidade nas empresas?

As sazonalidades impactam diretamente na produtividade, faturamento e processos da empresa. Entenda melhor seus efeitos a seguir.

Sazonalidades positivas

Primeiramente, é importante saber que uma sazonalidade pode ser positiva ou negativa. As primeiras ocorrem quando o seu ramo de atividade pode aproveitar do período e conquistar vantagens. Um exemplo consiste em lojas de confecções ou supermercados, que vendem mais produtos às famílias que comemoram o Natal no fim do ano.

Sazonalidades negativas

Já as negativas geram efeito contrário: o ramo pode ser prejudicado com a sazonalidade. Por exemplo, uma loja de roupas de praia têm suas vendas reduzidas no inverno, se a mudança de estação for impactante na região.

Alteração no faturamento

O empreendedor pode aproveitar da sazonalidade para multiplicar suas vendas e faturamento, desde que ele seja capaz de atender ao crescimento da demanda. Contudo, é possível que as vendas caiam nos períodos de baixa, ocorrendo uma quebra no faturamento. Nesse caso, a empresa deve preparar seu capital de giro e fluxo de caixa para manter o negócio funcionando por todo período de baixa.

Impactos nas atividades de empresa

É fundamental que a empresa preveja a sazonalidade e se prepare para aproveitar das vantagens ou se proteger das baixas. Por exemplo, um supermercado precisará criar estoques de segurança para atender as vendas. No caso das sazonalidades, a empresa precisa renegociar com os fornecedores para reduzir as entregas e tornar o negócio mais enxuto temporariamente.

Como um software de gestão contribui para identificação desses períodos?

Nem sempre as sazonalidades serão claras ou óbvias, além disso, também é preciso identificar as pequenas variações sazonais, que são aquelas cujos impactos são menores. Para que você saiba de forma precisa quando ocorrem as variações e quais são as intensidades das variações, é essencial utilizar um sistema de gestão que colete e crie um histórico dos dados do negócio, como o volume de vendas, tickets-médios, informações dos clientes etc.

Além disso, a tecnologia também auxilia no controle do estoque, fazendo com que você mantenha o número adequado de produtos para atender os clientes durante uma sazonalidade. Para escolher a solução ideal para seu negócio, observe se ela preenche os seguintes requisitos:

  • seja direcionada às necessidades das empresas do seu ramo;

  • o fornecedor seja experiente no mercado e apresente cases de sucesso;

  • tenha atendimento de qualidade;

  • que preze pela segurança e desenvolvimento do contratante, fornecendo apoio na sua gestão.

A sazonalidade nas empresas é um fator excepcionalmente importante a ser considerado, para garantir o desenvolvimento da organização durante todo o ano. Entretanto, é fundamental adotar uma boa solução tecnológica para coletar os dados.

Entre em contato com a Nortesys para conhecer mais sobre nossas soluções e entender como elas auxiliam o sucesso do seu negócio!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.

Deixe um comentário