O sucesso de qualquer empresa depende diretamente de um bom trabalho do setor financeiro. Por isso, a adoção de um sistema de gestão financeira é cada vez mais necessário, pois é o suporte perfeito para facilitar a realização dos processos.

O fato é que, com a concorrência no mercado, controlar as finanças é uma medida importante e desafiadora para muitas organizações. Os gestores precisam tomar decisões mais assertivas e embasadas para obter os melhores resultados nos negócios.

Para que você entenda o quanto um sistema de gestão financeira pode ser benéfico para o seu negócio, apresentaremos neste artigo alguns exemplos de melhorias gerenciais e estratégicas que só esse tipo de ferramenta pode oferecer. Boa leitura!

DRE integrada

A demonstração dos resultados do exercício (DRE) é um relatório com dados sobre as operações de uma empresa em determinado período e o resultado apurado, que pode ser de lucro ou prejuízo. Trata-se de um instrumento extremamente importante, pois apresenta cálculos exatos sobre a rentabilidade da empresa e mostra de que maneira cada ação financeira impactou a sua receita final.

Com um sistema de gestão financeira, esses dados podem ser compartilhados de forma rápida e eficiente. Isso é interessante porque ajuda gestores e líderes a identificarem de maneira correta quais gastos devem ser cortados e quais pontos necessitam de mais investimentos.

Na prática, a integração facilita a rotina de trabalho das equipes envolvidas e oferece melhor suporte na criação de estratégias.

Controle do fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é primordial para que a sua empresa entenda a quantidade de recursos disponíveis para novos investimentos ou gastos emergenciais. É por meio desse acompanhamento que o gestor toma suas decisões e constrói planejamentos que condizem com a realidade da empresa.

Um sistema de gestão financeira oferece relatórios analíticos mostrando como está o fluxo de caixa da empresa, apontando se há sobras ou faltas no capital de giro. Com ele em mãos, os direcionamentos passam a ser trabalhados com muito mais racionalidade e menos “achismos”.

Segurança nas operações financeiras

Com um sistema de gestão financeira, a segurança das operações da sua empresa aumenta de diferentes formas. Primeiramente, a automação propiciada pelo software reduz a taxa de falhas humanas. Desse modo, a chance de dados incorretos serem inseridos nos processos diários diminui consideravelmente. Além disso, esse tipo de ferramenta avisa quando algum número ou informação é introduzida de forma equivocada.

Outro ponto é a diminuição de riscos físicos. Há pouco tempo, as empresas precisavam armazenar dados e arquivos importantes em mídias como CDs, HDs, pen drives, entre outros. Isso não só dificultava a conferência de informações como também as deixava mais vulneráveis.

Com a adoção de um software, tudo muda. Por meio dele, os dados podem ser armazenados online, aumentando a segurança e reduzindo a necessidade de espaços físicos dentro da empresa.

Redução de custos

Não importa o quão saudável esteja uma empresa, sempre é preciso trabalhar para reduzir os custos. Como vimos, um sistema de gestão pode contribuir também para esse ponto, evitando o desperdício de recursos e aumentando a eficiência das operações.

Com um sistema inteligente, a empresa passa a contar com informações mais precisas sobre quantidade e fluxo de produtos, serviços e lucros, tornando mais assertiva a compra de novos materiais e equipamentos. Esse cenário evita que sejam obtidos itens que podem a vir se tornar obsoletos no futuro.

Enfim, sem dúvida, um sistema de gestão financeira pode otimizar todos os processos relacionados ao seu negócio e deixar a sua área financeira muito mais ágil, precisa e eficiente. Porém, para que os resultados aconteçam de fato, é importante entrar em contato com uma empresa especializada em soluções tecnológicas em ERP. Quanto maior o preparo do fornecedor, melhor para o seu negócio.

Quer contar com um sistema de gestão da maior desenvolvedora de soluções tecnológicas? Então entre em contato conosco agora mesmo.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.