A rotatividade no varejo é uma preocupação latente entre os gestores da área. E não é para menos! Quando os colaboradores permanecem por pouco tempo em suas funções, o prejuízo é alto: a empresa precisa retomar a seleção e reiniciar o treinamento, além de ficar com uma lacuna na operação.

Se você busca mais informações sobre o assunto, encontrou o conteúdo perfeito! No texto, você entenderá um pouco mais sobre a importância de reduzir o turnover, focando em resultados cada vez mais positivos. Além disso, também terá acesso a dicas relevantes para desenvolver estratégias capazes de atenuar a rotatividade na sua empresa.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Por que é importante reduzir a rotatividade no varejo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2016, 70% dos brasileiros acreditam que a rotatividade de funcionários prejudica os trabalhadores, as empresas e a economia.

Para os gestores, então, essa realidade é ainda mais evidente! Os prejuízos com turnover são reais e quantificáveis, podendo influenciar negativamente a saúde financeira da organização e seus planos a médio prazo.

A implantação de táticas capazes de diminuir a rotatividade do varejo, portanto, desponta como uma estratégia valiosa para melhorar a produtividade da empresa. Ao reter a equipe, é possível potencializar as capacidades e alavancar a performance do time.

Dessa forma, a relação é de ganha-ganha: a empresa, que produz mais e tem mais segurança na manutenção de sua equipe, evita gastos com recrutamento e integração; o colaborador se aprimora em suas funções e se sente valorizado no trabalho.

Como reduzir a rotatividade no varejo?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de implantar estratégias capazes de minimizar os índices de turnover, é hora de aprofundar um pouco mais a discussão e, claro, partir à prática.

Para isso, confira algumas dicas essenciais para diminuir a rotatividade na sua loja.

1. Aprimore o processo de seleção

Para construir um time alinhado, é preciso acertar logo na etapa inicial: na seleção. Por isso, é importante que o responsável pelo RH estruture um processo coeso e eficiente, capaz de identificar os candidatos mais adequados ao cargo em aberto.

2. Invista em capacitação contínua

A capacitação contínua é um dos grandes segredos da produtividade e da retenção. Primeiro, porque uma equipe mais preparada certamente tem um desempenho superior. Depois, porque colaboradores que se identificam com suas funções são mais satisfeitos com seus trabalhos — e, por isso, permanecem por mais tempo.

3. Provenha feedbacks constantes

O feedback é um instrumento fundamental para que a empresa apoie e norteie o crescimento profissional de seus funcionários. O processo de apontar méritos e de ponderar sensibilidades é importante para desenvolver competências e maximizar performances, aumentando a satisfação da equipe.

4. Zele pela qualidade do ambiente de trabalho

Por fim, embora não menos importante, é preciso estar atento ao clima da empresa, direcionando esforços para promover um ambiente integrador, leve e produtivo. Quando a empresa proporciona um espaço atrativo, a rotatividade no varejo também tende a diminuir.

O conteúdo foi útil e você pretende continuar aprendendo táticas valiosas para alavancar suas operações? Aproveite para entender como lidar com a logística no varejo!

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