Corporativamente, a transformação digital é o processo no qual a tecnologia é utilizada para melhorar o desempenho da empresa, aumentando o seu alcance e impulsionando os resultados. Ou seja, é o conceito de tornar a tecnologia parte essencial de uma estruturação empresarial.
Essa transformação pode ser aplicada para explicar a mudança de comportamento do consumidor atual. Isso porque, com a popularização de ferramentas inteligentes, a ideia de otimização de experiência do consumidor se tornou algo mais abrangente e imediato.
Para que você entenda melhor sobre o assunto, neste artigo apresentaremos algumas características importantes que o consumidor atual desenvolveu graças à transformação digital. Continue lendo e confira!
Pesquisa mais sobre a loja ou produto antes de tomar a decisão
Essa é, com certeza, a característica mais marcante do consumidor atual. Com o avanço e a popularização da internet, as pesquisas sobre a reputação das lojas ou atributos dos produtos é algo que já é natural do consumidor mundial.
Aqui no Brasil esse fenômeno não é à toa! Segundo uma pesquisa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o país é o quarto com maior número de usuários conectados no mundo.
Portanto, para atrair esses clientes da maneira correta, é importante investir em ferramentas que apontem as principais pesquisas, permitindo que a sua loja se antecipe as necessidades dos usuários.
É mais exigente quanto ao atendimento
Com a alta conectividade, os consumidores conseguem interagir com mais facilidade. Com isso, informações sobre as empresas e marcas são espalhadas com maior rapidez.
Essa realidade trouxe um novo conceito sobre a forma de atendimento. Hoje, os clientes já não aceitam mais o “convencional” como um padrão a ser seguido. Com o compartilhamento de histórias reais e informações pertinentes, a maioria entende que merece um serviço com excelência.
Nesse sentido, cabe às empresas se adaptarem e entregarem algo realmente de valor. Com a implementação de ferramentas, como o CRM (Customer Relationship Management), o gestor consegue acompanhar a jornada do cliente e melhorar os pontos de dificuldade.
Gosta de negociar
Há algum tempo, chamadas como “Aqui é o cliente que manda!”, eram vistas como figurativas, sendo tratadas com pouca relevância pelos consumidores. Mas a transformação digital inverteu por completo essa situação.
Agora, os clientes já não esperam as empresas lançarem esse tipo de promoção! Isso porque a participação se tornou ativa e direta na negociação de vendas, e o gestor precisa preparar a sua equipe para lidar com esse novo cenário.
A melhor forma para isso é extraindo informações centrais sobre o perfil do cliente. Com a utilização de ferramentas, como o Big Data, é possível coletar um número quase que infinito de dados e desenvolver estratégias para trabalhar corretamente com os consumidores.
Acessa os sites por meio de dispositivos móveis
Muitas das características apresentadas se fortaleceram graças ao acesso mobile. O fato é que, hoje, nenhum usuário precisa chegar em casa para contar a sua experiência com uma loja ou marca.
Com a tecnologia avançada dos smartphones, a interação acontece de forma instantânea, sem ruídos de comunicação. E é justamente isso que fomenta a exigência por um melhor atendimento, o aumento do poder de negociação etc.
Por isso, os softwares de integração se tornaram fundamentais para desenvolver um trabalho com excelência junto ao consumidor. Com um bom sistema, a empresa mantém um alto padrão em todas as etapas da jornada do cliente.
Sem dúvida, a transformação digital impactou bastante o mundo corporativo. Com a conectividade instantânea e contínua do consumidor atual, é importante que a sua empresa mantenha uma ótima reputação online. Para isso, é fundamental contar com planejamentos inteligentes, consolidação da cultura da marca nas mídias sociais, e utilização de soluções tecnológicas.
Gostou do artigo? Então que tal continuar se aprofundando no assunto e conferir as nossas dicas de como adaptar a sua loja de varejo na era digital?