O SPED Fiscal é parte integrante do projeto SPED, que surgiu para simplificar a relação dos órgãos oficiais com seus contribuintes em um processo que valoriza a tecnologia e a modernização como forma de tornar as ações menos burocráticas e desgastantes.

Você já deve ter ouvido falar da dificuldade do empreendedor brasileiro em lidar com a carga tributária e a legislação fiscal que tanto estrago faz na ação das empresas, não é mesmo?

Foi justamente para lidar com essa questão que surgiu o projeto SPED. Saiba mais sobre ele e como isso pode fazer a diferença na sua vida.

O que é o projeto SPED?

SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, um projeto que compõe o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).

Seu objetivo é trazer mais agilidade para o cumprimento das obrigações, gerando ganho de tempo e redução de gastos para os contribuintes, além de maior rigor na fiscalização por parte do Fisco. Com legitimidade e qualidade entre as informações trocadas, o processo se torna mais sofisticado.

Nessa lógica, o SPED Fiscal é uma espécie de braço fiscal do projeto, ou seja, assim como existem o SPED contábil e a NF-e, que são projetos do programa, existe também o SPED Fiscal, que afeta a questão fiscal da sua empresa.

Parece interessante? Então saiba mais sobre o projeto.

O que é o SPED Fiscal?

Oficialmente denominado de EFD, que significa Escrituração Fiscal Digital, o SPED Fiscal é o arquivo digital que informa ao Fisco a respeito dos variados documentos fiscais relativos ao período de apuração do IPI e do ICMS. Esse arquivo representa a escrituração fiscal da companhia e precisa ser apresentado de acordo com o que está previsto em lei.

Organizações que são contribuintes do IPI e do ICMS, excetuando alíquotas dispensadas de acordo com cada estado, precisam apresentar o SPED Fiscal. Nesse caso, em vez de realizar os conhecidos livros de Entradas e Saídas para efetuarem a apuração de IPI e ICMS, cabe a elas agora fazerem uso do EFD para tornar o processo digital.

É necessário baixar o programa Fcont — Programa Validador e Assinador, oferecido pelo próprio SPED, para fazer a devida validação de informações e verificar campos preenchidos de maneira incorreta antes que aconteça o envio dos dados por meio da internet. Esse arquivo fica disponível no site do programa.

Para que serve o SPED Fiscal?

A grande função do SPED Fiscal é tornar mais simples e eficiente o envio de informações do contribuinte ao Fisco. Na prática, o sistema nada mais é do que uma ferramenta disponibilizada para as empresas para que elas façam a devida entrega da documentação em ambiente online, dentro das novas exigências.

Consequentemente, o sistema também permite uma fiscalização mais criteriosa por parte do governo, uma vez que reúne diferentes tipos de informações em um único lugar.

Qual é a importância do SPED Fiscal?

Mesmo sendo uma obrigação legal, o SPED Fiscal representa uma série de benefícios para as empresas. Entre elas podemos citar:

  • digitalização da gestão documental;
  • ganho de economia para lidar com questões burocráticas;
  • ganho de organização interna em relação aos dados prestados em virtude da simplificação de processos;
  • melhor qualidade da informação arquivada e que, posteriormente, é repassada aos órgãos oficiais;
  • menos perda de tempo para cumprir as obrigações legais;
  • redução do consumo de papel para controle e armazenamento de documentos.

Como se organizar para o SPED Fiscal?

A ideia é que, ainda que as informações sejam entregues no formato digital, as contribuições da empresa continuem sendo as mesmas. Ainda é necessário produzir, manter e armazenar os livros, registros e documentos sempre respeitando as exigências legais para cada tipo de atividade, pois assim erros são evitados no preenchimento futuro de dados.

Da mesma forma, é importante destacar que o sistema digital exigirá da sua equipe o devido preparo para lidar com a nova maneira de cumprir com as obrigações. Isso diz respeito ao treinamento ou busca por profissionais especializados para lidar com a questão.

Além disso, para lidar com o SPED, o melhor caminho é investir em tecnologia. Como o projeto é a alternativa do governo para simplificar processos e torná-los mais confiáveis, cabe também ao contribuinte fazer sua parte nesse aperfeiçoamento. É preciso ir em busca de soluções que viabilizem uma melhor gestão financeira, capazes de organizar as movimentações e fazer do controle de processos um diferencial do empreendimento.

Como fazer corretamente a entrega do SPED Fiscal?

A entrega só pode ser realizada digitalmente, de maneira que o arquivo precisa ser submetido ao já citado PVA. Posteriormente à sua verificação, o arquivo digital deve ser assinado com certificações A1 ou A3, emitidas por entidade credenciada. O ideal é que essa entrega fique a cargo de um profissional contábil para garantir que não ocorram problemas no envio.

É de responsabilidade do contribuinte reunir todas as notas geradas em compras e vendas e evitar o surgimento de erros, portanto, organize essa parte da sua empresa no dia a dia para não ter problemas na prestação de contas. Atualize também o Cadastro de Terceiros, com os dados corretos de clientes e funcionários, uma vez que essas informações serão cruzadas na Receita Federal.

Uma dica é investir em um bom sistema de gestão, capaz de otimizar os processos gerenciais ao dar à empresa condições de inserir diferentes tipos de dados com mais segurança. É bom lembrar que a inserção manual costuma originar diversos erros, além de exigir tempo na elaboração da declaração.

Softwares conseguem automatizar as rotinas financeiras e monitorar com precisão os resultados da companhia. É uma solução interessante para controlar custos, armazenar o histórico de clientes, fazer o devido controle de estoque, de vendas e do fluxo de caixa.

Em resumo, o SPED Fiscal é um projeto que certamente exigirá a devida adaptação e adequação tecnológica da parte de sua empresa. Ignorar isso é correr um risco grande em relação a multas e outras penalizações.

Gostou de saber sobre SPED Fiscal? Então não deixe de comentar aqui no post.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.