O estoque de segurança ou estoque mínimo, é uma das maneiras mais inteligentes de aumentar o faturamento das empresas de uma forma saudável, principalmente perante cenários de crises ou incertezas do mercado.

Para que você consiga se beneficiar com essa estratégia, aqui abordaremos o conceito desse tipo de estoque, quais são as suas vantagens e como calculá-lo da forma mais adequada e simples. Boa leitura!

O que é estoque de segurança?

Trata-se de um mecanismo de prevenção contra a falta de mercadorias que serão disponibilizados para venda. Seu objetivo é o de compensar eventuais imprevistos que aumentem significativamente a demanda.

Isso é alcançado elevando a quantidade mínima de produtos estocados necessários para o pleno funcionamento da empresa, mas sem que sejam necessários grandes investimentos.

A tática é aplicada quando se prevê futuros riscos ao abastecimento normal do estoque, como nova legislação ou tabela de preços. Independente do setor da economia, é preciso aplicá-la, pois eles precisam fazer estocagem de alguma forma:

  • indústria: são estocadas matéria-prima e produtos acabados;
  • comércio: normalmente são mercadorias para revenda;
  • serviços: estocam materiais necessários para a prestação do serviço.

Quais são as vantagens do estoque de segurança?

Aumento das vendas

Com um planejamento bem elaborado, a empresa consegue manter níveis equilibrados dos estoques e minimizam os momentos de falta de determinados itens.

Dessa forma, mantém-se o fluxo contínuo de vendas, mesmo perante sazonalidades ou eventualidades que normalmente ocasionariam a ruptura de estoque, que é a falta do produto quando o cliente o requisita.

Redução de gastos

O estoque mínimo faz com que a empresa gaste menos, pois não exige grandes investimentos na estrutura física. A estratégia também evita produtos parados e diminui as chances de furtos, já que se trata de uma quantidade enxuta.

Cumprimento de prazos de entrega

A tática permite que os prazos e obrigações sejam cumpridos assiduamente, pois a empresa terá os bens em estoque para suprir a demanda.

Manutenção do fluxo de produção

O fluxo de produção é mantido constante por não ser necessário alterar a logística interna, como também se reduz a necessidade de contratar funcionários temporários para suprir demandas maiores. Assim, facilita o controle do departamento logístico e diminuem-se erros humanos.

Como calcular o estoque de segurança adequado?

O cálculo do estoque de segurança é relativamente simples. Porém, há um complexo de fatores que compõem o cálculo e afetam toda a logística:

  • lead time (tempo de entrega): período decorrido do pedido do cliente até a sua entrega efetiva;
  • previsão de demanda: tempo que os produtos demoram para chegar aos fornecedores e serem vendidos;
  • nível de serviço: percentual de 0 a 100 de cada produto que compõe o estoque, quanto maior é o nível de serviço desejado, mais elevado será o estoque de segurança destinado ao produto.

Ao entender esses coeficientes, confira a fórmula do estoque mínimo:

Estoque de Segurança = demanda média (vendas) diária x tempo de entrega (em dias).

Confira um exemplo da aplicação prática desse estoque: imagine uma empresa que venda 100 calçados por dia e o lead time é de 4 dias. O resultado da conta será de 400 (100*4), ou seja, é necessário um mínimo de 400 calçados no estoque de segurança.

Percebe-se que é necessário que o empreendedor tenha um controle eficiente do processo produtivo para fazer o cálculo corretamente, por essa razão é essencial que seja utilizado um sistema de gestão (ERP) para que ele tenha os valores exatos em mãos.

Um bom software utilizará indicadores de desempenho (KPIs) para demonstrar os coeficientes de lead time e previsão de demanda, como também permite a identificação precisa do nível de serviço.

Além disso, a tecnologia aprimora os processos logísticos e o fluxo de trabalho, o que reduz os prazos, satisfaz melhor os clientes e cria diferenciais competitivos da empresa.

São diversos os benefícios do estoque de segurança. Mas é indispensável o uso da tecnologia para que o cálculo dessa estratégia seja feito corretamente. Agora, potencialize ainda mais a sua gestão descobrindo a melhor maneira de aumentar a produtividade da sua equipe!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.