Você tem problemas com a gestão de empresas familiares? Leia este para saber como você pode torná-la mais profissional.

É muito comum, em nosso país, que as famílias se organizem e montem um negócio, afinal, haverá um grau maior de confiança entre os envolvidos. Porém, há muitos desafios que surgem especificamente na gestão de empresas familiares.

Leia este artigo para saber como tornar a gestão mais profissional, evitar conflitos pessoais e embates que possam prejudicar o desenvolvimento da organização. Aqui, explicamos os desafios de gestão dessas empresas, as melhores estratégias e quando se reunir para solucionar os problemas.

Quais são os desafios de gestão das empresas familiares?

Esses desafios derivam dos entraves que existiam ou passam a existir dentro do próprio círculo familiar. Isso significa que os problemas pessoais interferem nos processos, na rotina e nas decisões do negócio. Veja os problemas de empresas familiares que surgem principalmente no ramo das lojas de autopeças ou material de construção:

  • desinteresse: membros não se esforçam pelo desenvolvimento do negócio;
  • mistura de contas: membros familiares usam as contas da empresa para gastos pessoais;
  • falta de planejamento: não costumam ter pensar a longo prazo;
  • sucessão: há brigas e discussões internas pela sucessão da empresa;
  • falta de qualificação: membros podem não ter a qualificação necessária para exercer suas funções;
  • conflitos pessoais: brigas pessoais são levadas ao ambiente de trabalho.

Como tornar a gestão desse tipo de empresa mais profissional?

Separe as contas pessoais da empresa

Com o caixa da empresa à disposição, é bastante comum que os proprietários utilizem seu dinheiro em gastos pessoais e não façam a reposição posteriormente. Essa atitude é excepcionalmente prejudicial ao negócio, pois se torna uma prática diária, atrapalhando a realização de bons planejamentos. Para solucionar esse problema, é necessário estabelecer uma determinada quantia para os salários dos gestores, bem como exercer um rígido controle sobre as saídas do caixa.

Faça um planejamento

Todos os negócios precisam de bons planos para se desenvolver. Entre os planejamentos estão o estratégico, o tributário e o financeiro. Muitas empresas familiares são resistentes em relação a contratar profissionais para realizá-los, porém, o gestor deve colocar o futuro da empresa em primeiro lugar, sendo preciso conscientizar os líderes sobre a relevância dos planejamentos.

Escolha um líder

É fundamental que uma empresa familiar tenha um líder. Entretanto, essa é uma questão complicada nesse tipo de negócio, já que pode haver mais de um líder no momento ou eles não aceitarem que outro membro o seja. Além disso, é importante que o líder tenha conhecimento técnico para exercer essa função.

Descreva todas as funções e atribuições

Defina com exatidão quais são as atividades desempenhadas por cada um dos membros familiares e os seus respectivos salários. Caso seja necessário, remaneje os cargos de acordo com os pontos fortes de cada um. Explique aos membros a importância do trabalho individual e como eles contribuem para o desenvolvimento da empresa. Por fim, elabore um plano de carreira baseado em metas e sem nepotismo.

Saiba administrar os problemas

Dentro de uma empresa familiar, surgirão inúmeros conflitos, o que demanda que alguém consiga remediar uma situação de adversidade. Para que você atinja esse objetivo, invista em comunicação, sempre tenha foco no resultado e faça um acordo familiar sempre que possível.

Em qual momento os familiares devem se reunir para definir todos os pontos?

Para saber o momento ideal para definir os pontos, primeiro será preciso criar um Conselho Familiar, que pode incluir todos ou alguns membros que tenham maior interesse no desenvolvimento do negócio. Depois, estabeleça um prazo em que os membros se reunirão periodicamente para resolver problemas, decidir investimentos etc.

A gestão de empresas familiares pode ser bastante complicada, já que são diversos os desafios a serem superados. Mas, com foco no resultado, boa comunicação e bons planejamentos, você conseguirá sucesso no negócio de autopeças.

Quer abrir seu próprio negócio on-line? Confira já nosso artigo que explica como você pode montar um e-commerce de autopeças em 4 passos!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.