Você gerencia uma farmácia? Veja aqui os 5 principais indicadores de desempenho para farmácias!

Indicadores de desempenho têm um grande impacto na gestão empresarial, por embasarem a tomada de decisão dos administradores. Na gestão de uma farmácia, isso não é diferente: os gestores precisam deles para tomar as medidas adequadas e aumentar os lucros, desenvolvendo o negócio.

Quer se aprofundar nesse assunto? Neste post, veremos melhor o que são esses indicadores, citaremos os 5 principais deles e, no fim, veremos os benefícios que eles podem oferecer à sua empresa. Continue lendo para conferir!

O que são indicadores de desempenho?

Conhecidos como indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators, em inglês, ou KPI), trata-se de métricas aplicadas periodicamente em um o negócio para verificar se os resultados desejados estão sendo alcançados. Acompanhar esses KPIs é o que permite aos gestores direcionar melhor os recursos do negócio, melhorando o trabalho desenvolvido e acompanhando se tudo está tomando o rumo desejado.

Hoje, na prática, o gestor implementa um sistema de gestão que calcula e monitora os indicadores automaticamente, criando gráficos e planilhas que indicam quais aspectos da empresa estão gerando resultados. Com essas informações em mãos, é possível encontrar eventuais erros e eliminá-los, bem como identificar os ganhos e maximizá-los.

Quais são os X principais indicadores para farmácias?

Há diversos KPIs que podem ser acompanhados, ou não, pelos gestores, a depender de cada caso. A seguir, listamos e explicamos os mais relevantes para as farmácias.

1. Lucratividade

A lucratividade demonstra se a farmácia tem capacidade de gerar lucros, o que pode ser usado para remunerar seus investidores, realizar novos projetos, criar reservas financeiras etc. Seu cálculo é feito pela seguinte fórmula:

Lucratividade = lucro líquido / receita total x 100

Aqui, a receita total consiste em todas as entradas na empresa, enquanto o lucro líquido é o ganho subtraído pelas despesas e custos, como descontos e impostos.

2. Ticket médio

Esse índice demonstra o valor médio que cada cliente gasta nas compras da farmácia. Podendo ser medido mensalmente, o ticket médio indica se é necessário tomar medidas para aumentar a quantidade de produtos vendidos aos clientes, como melhorar o layout e a exposição de produtos, criar programas de descontos ou promoções etc. Ele é calculado desta forma:

Ticket médio = valor total de vendas / número de clientes

3. Sucesso em vendas

Basicamente, o sucesso em vendas é calculado pela taxa de conversão de leads (potenciais clientes). Em outras palavras, ele mede quantos dos interessados nos seus produtos se tornam clientes. Esse índice pode ser medido pelo percentual de clientes atendidos nos serviços farmácias, utilizando a seguinte fórmula:

Taxa de conversão = número de vendas / total de visitas

4. Produtividade

Esse KPI indica a produtividade por funcionário. É importante utilizá-lo para analisar o desempenho de cada colaborador da farmácia, de acordo com seu comportamento operacional. Você pode verificar as metas individuais que esses colaboradores atingiram individualmente, ou analisar o ticket médio de venda de cada um deles.

5. Inadimplência

Baseado na quantidade de clientes que compram e não pagam, esse indicador é relevante para evitar que a farmácia tenha falta de capital no fluxo de caixa ou no capital de giro. Veja como calculá-lo:

Inadimplência = (créditos em atrasos / vendas a prazo) x 100

Quanto às cobranças, o ideal é fazê-las primeiro de forma amigável, e somente depois utilizar a via judicial. Além disso, é preciso ter a maior quantidade possível de dados desses clientes inadimplentes.

Quais são os benefícios desses indicadores para o negócio?

Qualquer empresa conquista um amplo rol de vantagens ao aplicar os KPIs listados até aqui, como:

  • melhores tomadas de decisão;
  • otimização da farmácia;
  • aumento da eficiência dos colaboradores;
  • alinhamento de metas.

Como vimos, indicadores de desempenho são ferramentas excepcionalmente úteis para que o gestor tome as melhores decisões possíveis em sua farmácia. Vale destacar, no entanto, que é muito importante utilizar um bom software de gestão para automatizar esse acompanhamento.

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