A gestão de estoque é, sem dúvida, uma das operações mais estratégicas da empresa. É importante, portanto, que o gestor se certifique de enxergar a área como um investimento lucrativo, e não como um capital congelado.

Se você deseja maximizar os retornos do seu negócio ao administrar seu estoque com mais eficiência e assertividade, encontrou o conteúdo certo!

No post, você entenderá um pouco mais sobre os principais erros cometidos na gestão da mercadoria armazenada — e poderá se preparar para deixar de cometê-los, evitando prejuízos e alavancando processos.

Vamos em frente e boa leitura!

1. Comprar mais do que o necessário

A manutenção do estoque é, sem dúvida, uma atividade bastante onerosa. Ao despender recursos para a compra de insumos ou mercadorias, o gestor presume que haverá a iminente saída dos itens, quando o investimento é recuperado.

Não é incomum, porém, encontrar almoxarifados superlotados. Esse é um equívoco bastante perigoso e pode, inclusive, comprometer os resultados do negócio, uma vez que aumenta as chances de depreciação e desperdícios.

O impulso de comprar mais do que o necessário — e, assim, manter um estoque excessivo — deve ser terminantemente evitado. Uma operação enxuta e eficaz certamente é a melhor alternativa!

2. Deixar de identificar produtos parados na prateleira

Muitas vezes, como acabamos de mencionar, o grande problema da gestão de estoque está no excesso de produtos. Quando o item tem baixa saída, então, as chances de prejuízo aumentam consideravelmente!

Para evitar erros (e perdas financeiras) é importante que o gestor avalie constantemente qual é a saída dos produtos que mantém no estoque. Ao identificar que determinado item registra pouca demanda, é imprescindível que a rotina de compra seja revisada, evitando acúmulo de mercadoria parada.

3. Perder vendas por falta de mercadoria

O contrário, porém, também é bastante perigoso — e afeta negativamente a credibilidade da empresa sempre que um cliente vai em busca do produto e não o encontra na sua loja.

Perder vendas por falta de mercadoria é quase um pecado do varejo: além de abrir espaço para a concorrência, interfere no faturamento e pode prejudicar os resultados a curto, médio e longo prazos.

4. Falhar no gerenciamento estratégico do estoque

Negligenciar o acompanhamento rotineiro do estoque é, sem dúvida, o prenúncio de uma operação que fica aquém dos resultados esperados. Na gestão de estoque, o monitoramento estratégico deve ser constante!

De forma a garantir a assertividade nas transações, o abastecimento de mercadorias e a análise completa (considerando, inclusive, os históricos sazonais de venda) do desempenho da área, é essencial que o gestor disponha de dados estratégicos sobre a performance do estoque.

Vale dizer, ainda, que a melhor maneira de maximizar a performance da empresa — inclusive no que diz respeito à gestão de estoque — é contar com a tecnologia. Um sistema ERP, por exemplo, é capaz de integrar departamentos e eliminar o retrabalho, entregando informações mais críveis e detalhadas.

O conteúdo despertou seu interesse em continuar aprendendo? Ótimo! Aproveite para conhecer quais são os 4 segredos para comprar apenas o necessário e, assim, otimizar o escoamento do seu estoque. Bons negócios e até a próxima!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.