Conhecer boas práticas de gerenciamento é fundamental para toda empresa que deseja manter um alto padrão de qualidade em sua rede de lojas. Afinal, não são poucos os desafios nesse sentido.
Em primeiro lugar, uma boa administração demanda a gestão diferenciada de pessoas, a verdadeira organização de processos e um apoio nivelado entre as unidades. E o gestor é a pessoa que deve trabalhar tudo isso para manter um bom equilíbrio na instituição.
Então, para ajudar você, neste artigo apresentaremos 5 dicas de como gerenciar uma rede de lojas com eficiência e assertividade. Continue lendo e confira!
1. Mantenha tudo organizado
Manter a organização é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte ou setor de atuação. E aqui, quando falamos em organização, não se trata apenas do controle das atividades importantes — como processo de compras, estoque, fluxo de caixa, vendas etc. —, mas também da forma como o gestor lida diretamente com as equipes de trabalho.
No caso de uma rede de lojas, é praticamente impossível realizar esse acompanhamento manualmente. Por isso a tecnologia é primordial na gestão de uma rede de lojas. Para garantir uma ordenação completa, é necessário contar com soluções inteligentes, ferramentas que otimizem e facilitem esse gerenciamento.
2. Faça um planejamento das ações
Com um planejamento bem desenvolvido, o gestor consegue pensar e projetar pontos importantes para manter a estabilidade do negócio. Por exemplo:
- novas contratações;
- metas estabelecidas;
- investimentos necessários;
- futuras inaugurações;
- operações em cada filial.
Aqui, mais uma vez, é imperativa a implementação de ferramentas que ajudem a transmitir, com segurança e rapidez, todas as informações definidas nos planejamentos, garantindo um equilíbrio de qualidade entre as unidades.
3. Treine bem a sua equipe
Nem o melhor gestor consegue trazer bons resultados sem a participação da sua equipe. Além disso, sem colaboradores devidamente preparados, os investimentos em soluções tecnológicas não surtirão o efeito desejado. Logo, aplicar sistemas de treinamento e aperfeiçoamento se torna crucial.
Não se trata, contudo, apenas de aprimorar as habilidades técnicas dos colaboradores. É necessário um verdadeiro trabalho de alinhamento das equipes com os propósitos e a política da empresa, fazendo com que todos sejam direcionados ao mesmo objetivo e sob os mesmos valores.
4. Padronize os processos
Um dos segredos de sucesso das grandes redes de lojas é a sua manutenção de um padrão único. Por exemplo: a eficiência no atendimento ao cliente deve ser a mesma em todas as unidades da empresa.
Para conseguir isso, é necessário um controle muito eficaz dos processos internos, visando não só a integração, mas um trabalho realmente sincronizado — isso envolve, inclusive, o que tratamos anteriormente sobre a organização.
Se a empresa matriz conseguir alinhar essa execução de tarefas, o método será aplicado com mais facilidade nas filiais da marca. Para isso, o gestor deve conhecer detalhadamente todos os processos da empresa e indicar os profissionais mais qualificados para cada um deles, mostrando de forma direta o melhor caminho para o funcionamento dos setores.
5. Escolha uma ferramenta de controle
Já dissemos: a tecnologia tem um papel importantíssimo na gestão de uma rede de lojas atual. Diante de tudo o que vimos até aqui, é praticamente impossível desenvolver um eficiente trabalho de gerenciamento sem lançar mão de ferramentas tecnológicas. Então, para não correr riscos, escolha um software que se adéqua, de fato, ao perfil da sua empresa — ou seja, aquele que facilitará o controle e o compartilhamento de informações entre todos os setores e unidades.
Enfim, essas foram algumas dicas essenciais para executar um ótimo gerenciamento de uma rede de lojas. Com uma equipe bem treinada e ferramentas inteligentes, a sua empresa consegue manter um padrão de excelência em qualquer uma de suas representações. Agora, analise as informações apresentadas e melhore cada vez mais o desempenho da sua rede!
E aí, achou o artigo interessante? Então, que tal continuar se atualizando e conhecer 4 desafios do varejo para os próximos anos?